terça-feira, 4 de agosto de 2009

Jornalistas brindam a conquista do diploma, mas não dispensam críticas ao STF


A última sexta-feira, 31, foi uma noite de gala para os formandos em Jornalismo, da Universidade Tiradentes. O auditório do Centro de Convenções foi palco para emoções, alívio e críticas da primeira turma de jornalismo que colou grau, depois da decisão do Supremo Tribunal Federal – STF, que julgou desnecessário a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão.

Mesmo sendo uma ocasião de festa, a empresa contratada Dois A Formatura, incentivou a postura dos alunos contra a decisão do STF. Por conta disso, entre os convidados para compor a mesa de solenidade, estava o senador da República Antônio Carlos Valadares, autor da PEC – Proposta de Emenda Constitucional, que torna o diploma obrigatório.

Frente ao discurso dos formandos revestido de indignação, a platéia silenciou. “Foi um tapa na cara, não só de nós que estamos concluindo o curso, mas de toda a sociedade que merece informação bem apurada. Nós jornalistas, vamos continuar vestindo a camisa do jornalismo, e o STF não precisa se preocupar por que nós iremos continuar investigando tudo que acontece nos gabinetes”, declarou a formanda e agora jornalista Maristela Niz.

Para celar o discurso, a empresa Dois A Formatura surpreendeu os jornalistas diplomados, oferecendo um brinde a favor da obrigatoriedade do diploma. “Nós abraçamos a idéia dos formandos em declarar a indignação diante da decisão equivocada do STF e deixamos claro que se depender da nossa empresa, ainda iremos realizar muitas formaturas para jornalistas que lutam pelo diploma”, enfatizou o diretor executivo da Dois A Formatura, Elias Albuquerque.

A comissão de formatura, representada pela formanda Raíssa Cruz revelou que a surpresa foi muito bem vinda. “Não foi fácil comemorar a formatura diante de um ‘balde de água fria’ do STF, mas o brinde em favor de jornalistas diplomados nos surpreendeu porquê vimos que existem pessoas que fazem questão de que a informação pública seja manejada com a técnica e a ética profissional que exercitamos durante esses quatro anos de curso.

Os jornalistas que estiveram na solenidade para prestigiar os formandos, asseguraram que foi a melhor formatura de jornalismo dos últimos cinco anos. “O senso crítico dos formandos e a organização da solenidade abrilhantaram a festa. E o mais interessante foi que o evento não desconsiderou o golpe que nós, jornalistas recebemos do STF”, pontuou o jornalista Paulo Sousa.




Fonte: Assessoria de Imprensa da Dois A Formatura

5 comentários:

Cézar Augusto disse...

Que bom que vcs não se itimidaram com a decisão errada do STF, é bom vermos que os colegas continuam firmes na luta pela requista do diploma, estejam sempre unidos, pois só a união faz a força.

Isabela Santiago disse...

Parabéns a todos a formatura de vocês foi muito bonita e super emocionante, e muito bem organizada.

Carlos Fiel disse...

Fiquei muito feliz pela organização da festa,vcs deram o recado que o Supremo precisa. Juntos rumo a vitória.


Carlos Fiel Filho, jornalista

Joana Marques disse...

Gosto muito da presença do senador Valadares,ele realmente mereceu a homenagem, até por que é o autor da Pec que vai revalidar o nosso diploma. Adorei a solenidade, muito bonita e organizada.



Joana Marques, estudante

Sandra Maria disse...

Fiquei impressionada com tamanha empolgação da turma, nem parece que o diploma foi colocado em condição de optativo, a turma realmente tá de parabéns pelos discursos e apresentação. Parabéns a todos e felicidades nessa nova jornada profissional.