quinta-feira, 10 de junho de 2010

Deus deve ser a porta de entrada do seu namoro


Olá meus caros e ilustres leitores! Depois de um tempo sem escrever uma linha se quer neste nosso precioso espaço, volto a escrever essas pequenas frases para falar um pouco do momento feliz em que vivo ao lado de um novo amor: o amor absoluto.

Raul Seixas, o inesquecível cantor e compositor baiano, o Maluco Beleza, dizia que numa relação “só há amor quando não existe nenhuma autoridade”. E é exatamente isso que penso. Muitas pessoas sonham em um relacionamento repleto de amor e paixão, mas infelizmente por conta do autoritarismo no relacionamento o que era para dá certo acaba no fracasso. Mas como chegar ao amor que sonhamos se nem sempre as pessoas pedem a providência Divina para o seu namoro ou emprego, por exemplo.

Não quero aqui demonstrar que a minha opinião é absoluta, muito menos a dona da verdade, até por que esta autoridade está com o Nosso Senhor Jesus, mas admito que quando damos voz e vez ao Senhor Jesus, seja na busca de um amor ou de um emprego, certamente a resposta será imediata e a providência de Deus será a melhor para cada um de nós. Se Ele é o Senhor da razão, então por que acharmos que a razão está em nós e não Nele? Pergunto: quantas vezes você permitiu que Deus interviesse em seu futuro relacionamento? Quantas vezes você perguntou a Ele se a escolha que fez foi certa ou errada? Aliás, esta última pergunta nem deve existir, pois quando o presente vem de Deus é por que ele é o melhor pra você.

Digo isso por que conheço muitas pessoas que lamentam a perda de um amor e o início de um novo romance perturbado. A verdade é que as pessoas já não dão mais atenção a Deus, preferem se deixar levar pela sua própria razão que a sabedoria Divina. A chance de você começar um novo namoro de forma errada é significante quando se começa sem consultar o maior psicólogo do mundo: Jesus. É Nele que encontramos a resposta pra tudo que precisamos, principalmente quando o tema em pauta é o amor.

Em muitos casos ou em quase todos eles fui vítima da minha “ignorância” ao querer me revelar sabedor das palavras, atitudes e decisões. Se eu tivesse ouvido antes o Senhor das razões, colocado diante Dele minhas aflições, certamente não teria passado tanto tempo para descobrir a riqueza do verdadeiro amor.

Não queira impor autoritarismo em seu relacionamento. Permita que ele transcorra de forma natural, reconhecendo seus erros e aceitando os erros do outro. O pensador M. Paglia foi feliz ao afirmar que o “amor não se conjuga no passado; ou se ama para sempre ou nunca se amou verdadeiramente”. Afinal, o amor é o único “jogo” no qual os dois podem jogar e ambos ganharem.

Portanto, não tome nenhuma decisão sem antes falar com o seu criador, pois somente Ele conhece a nossa capacidade de amar e de ser amado. E se em algum momento a pessoa que você ama te fez chorar, ou até mesmo sofrer, mantenha-se firme na fé, na esperança e na força que brota no amor. Não caia na tolice ou imaturidade de retribuir espinhos com espinhos. Seja diferente, mude o seu comportamento para que os outros mudem também, e seja um exemplo a ser seguido. Lembre-se: a melhor resposta para o "inimigo" é o silêncio. Pense Nisso.

13 comentários:

Rodrigo Fonseca disse...

Que bom Paulo que vc voltou a escrever, cara, já estava com saudades dos seus criativos textos que muito nos enriquece de sabedoria. Adorei este texto, foi bastante poético. Mais uma vez parabéns.



Rodrigo Fonseca, bancário

Manoel Barbosa Jr. disse...

Seria bom que todos pensasse como você, escutasse a voz de Deuz antes de tomar qualquer decisão. Com certeza acertaria todas. òtimo texto.





Manoel Barbosa, estudante

Sônia Maria dos Santos disse...

Sou seu ouvinte e leitora, feliz agora ao me deparar com um texto tão belo como este. Parabéns Paulo Sousa.





Sônia Maria - contabilista

Rafael Oliveira disse...

Hum, maravilha de texto, acho que ele está muito poético e olha que você não é de escrever esse tipo de texto, mas quando o sangue é jornalístico, tudo se encaixa perfeitamente. Execelência de texto.



Rafael Oliveira, estudante

Alessandra Bezerra disse...

Muito bom, demorou a escrever mas valeu. Esse texto tem a ver com a sua vida sentimental ou é mera coicidência? rs. Sendo ou não o sentido de sua vida amorosa, acho que suas palavras escritas neste texto foram muito bem colocadas e servem de reflexão pra muita gente. Te admiro muito Paulo, você é o máximo.




Alessandra Bezerra da Silva, publicitária

Ângela Beatriz de Santana disse...

Realmente o amor é coisa séria e muita gente vive levando na esportiva. Olha Paulo você está dando um bom exemplo de como as pessoas devem se relacionar. Adorei essa sua reflexão, vou até levá-la para tema de um trabalho nosso na faculdade na disciplina de Filosofia e Psicolgia Humana. Fique sabendo que sou uma eterna admiradora sua, adoro sua voz e seu rico conteúdo. Parabéns e felicidades no amor também.



Ângela Beatriz de Santana, estudante de Psicologia

Júlio Cesar Filho disse...

Valeu, o seu texto é uma boa reflexão pra essa turma que não está nem aí pra a grandeza do amor. Rendo minhas homenagens a você por mais um texto inspirador.




Júlio Cesar Filho, advogado

José Augusto disse...

Bacana, gostei desse texto com muita dose de poesia, romantismo e inspiração, muito bom, doferente dos que você sempre escrevia, esse foi diferente e surpreendedor. Muito bom que dispensa qualquer comentário. Valeu Paulo.




José Augusto Bezerra (funcionário público)

Débora Oliveira Silva disse...

Hum, Paulo, como estás poético, adorei esse seu texto, lindo, lindo, lindo. Beijos.

Ana Rita disse...

Seria muito bom que todos pensassem como vc, viu Paulo, mas o mundo nos guia pra realidades nem sempre felizes. Muito boa essa sua reflexão sobre um amor verdadeiro. Parabéns meu lindo, você como sempre surpreendendo seus fieis leitores e leitoras, como eu que admiro muito o seu profissionalismo.



Ana Rita de Carvalho Dantas (pedagoga)

Ronald Albuquerque disse...

Valeu, grande Paulo Sousa, esse texto diz tudo, não é rapaz? O amor realmente é lindo, felicidades pra você e meus parabéns.

Jane Melo disse...

Li seu texto como faço sempre e concordo com tudo, tudo mesmo que falou. Não conhecia bem este seu outro lado poético, aprovado. Abraços e sucesso mais ainda.




Jane Melo de Souza, Administradora e empresária

Anônimo disse...

Espero que realmente tenha encontrado a pessoa certa, você escolhe demais. Seja menos exigente, falo de carterinha. Desejo felicidades.